Marinheiro de Encomenda

Jan 6, 2015

Imagens

Esse filme, assim como Os Irmãos Cara-de-Pau, tem um ritmo que cozinha em fogo lento até uma sequência absurda e frenética (até para a época) envolvendo um acontecimento que muda todo o rumo da história. É difícil saber como toda ela foi criada: Buster Keaton é um especialista em trucagens cinematográficas, como já visto em Sherlock Jr. Porém, é impossível ficar impassível a tantos truques que além de impressionantes continuam colaborando com a narrativa.

A história se passa em New Orleans em cenário e figurino que hoje também serve como um documentário da época. Keaton é filho do dono de um navio antigo que corre o risco de ser desativado pelo seu mais novo concorrente. A rivalidade entre eles chega até seus filhos, e o ódio ao diferente é uma forma de crítica social, ainda que rasteira.

Há algo de estranho na cópia disponível na Netflix, parece acelerada. Depois de ter visto Tempos Modernos apenas um dia antes e me parecer normal, pode ter relação com a época ou como foi filmado (apesar de ambos serem mudos e em P&B estão há anos de distância, e seria o mesmo dizer que O Artista, de 2011, está destoando de seus parceiros técnicos). Porém, uma coisa é certa: a trilha sonora usada é a pior coisa do filme. Distrai e não acrescenta quase nada, com exceção do final frenético já citado.

De uma forma ou de outra, Buster Keaton tem alguma coisa em sua forma de fazer filmes que fascina e pelo qual certamente era fascinado: contar histórias que não seriam possíveis sem efeitos especiais. Essa é a herança que vemos em Jurassic Park, Forrest Gump, Avatar e tantos outros que dependem do impossível para fazer-nos crer que tudo é possível no Cinema.

Wanderley Caloni, 2015-01-06. Marinheiro de Encomenda. Steamboat Bill, Jr. (USA, 1928). Dirigido por Charles Reisner, Buster Keaton. Escrito por Carl Harbaugh, Carl Harbaugh, Carl Harbaugh. Com Buster Keaton, Tom McGuire, Ernest Torrence, Tom Lewis, Marion Byron, James T. Mack. IMDB.