Minecraft: O Jogo

| Wanderley Caloni

January 6, 2019

Fundamentado em bases materialistas, a partir das quais Karl Marx se orgulharia, Minecraft é uma luta por recursos e sobrevivência. E por ser simples e fácil de jogar, as crianças adoram. Isso e porque também tem skins na aparência dos players.

Mas qual o objetivo em Minecraft? Ele um jogo pensado como um mundo de blocos onde o que muda são as propriedades físicas desses blocos e o que é possível fazer com eles. Criado por Markus Persson e posteriormente desenvolvido por sua empresa, a Mojang (e depois comprado pela Microsoft), o jogo que atrai crianças, jovens e autistas de todo mundo possui alguns atrativos. O sistema de troféus, como em todo jogo moderno, já foi colocado. Porém, resta a pergunta fatal, filosófica, que quase pode ser ouvida quando se entra no jogo e se começa a minerar: qual o objetivo?

E a resposta ironicamente acaba sendo a mesma sobre o mundo físico em que vivemos: sobreviver. E para isso é necessário obter recursos. Madeira, minério, alimento. Coletado ou caçado. Animais precisam ser mortos ou domesticados para fornecer os recursos que precisamos. Sangue deve jorrar nessa experiência lúdica para que aprendamos que o mundo é um lugar muitas vezes escuro, solitário e vazio de significado.

Claro que com o tempo surgiram os servidores com sub-jogos com objetivos claros e foi tudo por água abaixo. Crianças mimadas.

Mas se concentre no modo clássico do jogo. Survival. Os recursos não brotam como mágica e seu uso não é tão claro. É preciso aprender, e vivenciar no processo. Essa busca por significado, por objetivo, é o maior valor que o jogo tem. Tirando seus gráficos, embora simplistas, esteticamente agradáveis, ou sua movimentação intuitiva, seu sistema de experiência, de programação, de probabilidades, etc.

Jogar Minecraft como um adulto é voltar a ser criança em uma nova versão. E nessa versão aprendemos, como crianças, a pensar como adultos. E nos esquecemos de toda essa baboseira de direitos, de casa aconchegante e comida quentinha. É a vida cruel ensinada através de pixels. Resta ao jogador eventual conseguir encontrar essa magia dentro desse mundo, para ao sair se sentir grato pela vida privilegiada que tem, onde não é necessário se esconder à noite porque os monstros estarão à espreita.

O jogo Minecraft foi criado por Markus Persson e depois desenvolvido pela Mojang..