Minimalism: A Documentary About the Important Things

2017/04/18

Este é um documentário bem convencional que acompanha dois amigos que descobrem que para ser feliz menos é mais. Estamos falando essencialmente de consumismo desenfreado. Em resumo: o modo americano de viver.

Em um mundo onde o sonho é ter um salário que te permita ter mais coisas com menos tempo, esses dois amigos perceberam que suas escaladas na vida corporativa não estavam gerando a felicidade esperada. Foi quando decidiram adotar uma forma de vida minimalista, com menos peças de roupa, uma casa menor e menos coisas inúteis guardadas nela. Descobre a fórmula para ser feliz e saem pelo país pregando a palavra.

Durante sua escalada em palestras que vão de duas pessoas a centenas, e de programas de rádios locais para “broadcasts” para milhões, acompanhamos opiniões de diferentes autores e especialistas em formas de simplificar a vida, além de uma análise econômica riponga que discursa sobre vida em comunidade, igualdade e essas besteiras. Ao mesmo tempo vemos cenas grotescas da Black Friday e empilhadeiras jogando fora coisas jogadas fora pelas pessoas.

A direção consegue dar uma ideia da escalada no alcance dos dois amigos às pessoas que querem influenciar, mas falha miseravelmente em tentar diferenciar as diferentes famílias que mudaram de vida graças a eles. São pessoas geralmente de classe média alta, aparentemente perdidas por terem tanto e não saberem lidar com seus sucessos. É uma visão distorcida que apenas o autor de Zen Habits consegue expor de forma mais descomplicada, leve e bem-humorada.

“Minimalism” é um documentário que possui coisas de menos para nos convencer, mas foque-se na mensagem e não precisará de um documentário inteiro para te convencer: não seja como aqueles casos de pessoas brigando na Black Friday. Menos é mais.

★★★☆☆ Título original: Minimalism: A Documentary About the Important Things. País de origem: USA. Ano 2015. Direção: Matt D'Avella. Elenco: Dan Harris (Himself). Joshua Becker (Himself). Shannon Whitehead (Herself). Sam Harris (Himself). Rick Hanson (Himself). Jay Austin (Himself). Joshua Fields Millburn (Himself). Ryan Nicodemus (Himself). Leo Babauta (Himself). Edição: Matt D'Avella. Fotografia: Matt D'Avella. Duração: 79. Gênero: Documentary. Tags: netflix

Share on: Facebook | Twitter | Google