Moonrise Kingdom

Moonrise Kingdom é uma história que se passa em um conjunto de ilhas onde grupos de escoteiros estão alojados e alguns poucos moradores resolveram viver. A história gira em torno da fuga de dois jovens – um escoteiro e uma jovem moradora – e a “caça” que se faz em busca deles. Não é apenas sobre isso, é claro, pois o diretor Wes Anderson está mais interessado em analisar aquela micro-sociedade e com isso levantar questões para as próprias pessoas que moram no(s) continente(s): a maioria de nós.

O problema é que ele (o diretor) nos faz olhar nos detalhes cuidadosamente desenhados à mão (como as roupas dos escoteiros) e recorta a cena usando seu estilo… peculiar. Isso mais atrapalha o acompanhamento da história do que ajuda: saímos dela (que é interessante por si só) e prestamos atenção em outras coisas cujo significado sinceramente parece não existir. Se era esse o objetivo, parabéns: um tabalho de gênio para quem tem déficit de atenção. Sem contar, é claro, da verdadeira coleção de atores famosos, mais uma distração sem razão aparente.

No entanto, é claro que estamos ansiosos por detalhes, pois é disso que praticamente todos os quadros idealizados no filme são feitos, seja pelo seu formato ou pelos diferentes elementos que eles representam. A direção de arte cria ambientes belíssimos e totalmente artificiais (isso não é à toa, estamos dentro de um microcosmos, lembra?). O movimento da câmera, constantemente trocando de ambientes ou deslizando em movimentos retilíneos em torno do cenário “maior do que cabe na tela” dá uma noção do aspecto clínico do projeto. A trilha sonora é uma parte notável mais pelo seu aspecto metalinguístico (embora seja uma ótima trilha de Alexandre Desplat), já que os irmão da garota foragida costumam ouvir em uma vitrola análises de música clássica.

Juntando a direção aparentemente sempre excêntrica de Wes Anderson, a narrativa coesa e amarrada da história e uma estética insípida, mas funcional, temos um trabalho que se sai plasticamente bem. A sanitização no Cinema a céu aberto vira palco de historietas inocentes e ao mesmo tempo pungentes (não estou certo ainda para quem).

★★★☆☆ Wanderley Caloni, 2014-12-21. Moonrise Kingdom. Moonrise Kingdom (USA, 2012). Dirigido por Wes Anderson. Escrito por Wes Anderson, Roman Coppola. Com Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Jared Gilman, Kara Hayward, Jason Schwartzman, Bob Balaban. imdb