Na Estrada

Jul 31, 2012

Imagens

É impressionante a capacidade que o filme tem de se manter coeso e tenso, apesar de cansativo. Porém, esse cansaço, permita-me deduzir, é proposital: estamos vendo uma história que se passa principalmente em horas de viagem, preenchidas pelos diálogos, sentimentos e sensações dos amigos/amantes de Dean Moriarty (Garrett Hedlund), uma dessas pessoas com personalidade magnética. Ele atrai inclusive o jovem escritor Sal Paradise (Sam Riley), que busca se envolver em sua vida justamente para conseguir material para seu primeiro grande livro.

Se passando de maneira linear, mas com grandes saltos temporais através dos diversos estados americanos da década de 40 que a trupe visita, sempre de carona (um costume muito mais comum na época) ou roubando gasolina e mantimentos nos postos pelo caminho, vemos basicamente o grupo fumar e beber as drogas da época, além do anseio por sensações diferentes a todo momento, e sexo é uma das variantes mais comuns.

No entanto, apesar de não ter um fio narrativo ou qualquer conflito maior, o grande motivo, a escrita do livro, está espalhada em diálogos inspiradíssimos, que fazem uma contraparte mais que justa com a solidão dos pensamentos de Sal, em busca do parágrafo perfeito. A técnica e o tema são conhecidos de Walter Salles, que já havia dirigido Diários de Motocicleta e Central do Brasil. Porém, a viagem por si só é algo que costuma cativar, e aprimorado pela irradiante fotografia e direção de arte, que conseguem nos transportar com clareza em uma época onde predominava o preto e branco (nos filmes e vídeos da época).

Dessa forma, apesar de cansativo em sua forma, quando finalmente encontramos uma conclusão satisfatória, tanto pela sua poesia interna quanto pelo conhecimento que acumulamos dos personagens até aquele momento, há um sentimento de saudade que começa a aflorar assim que vislumbramos os créditos finais. Se essa não é uma prova incontestável da qualidade narrativa de Salles, não imagino o que seja.

Wanderley Caloni, 2012-07-31. Na Estrada. On the Road (France, 2012). Dirigido por Walter Salles. Escrito por Jack Kerouac, Jose Rivera. Com Sam Riley, Garrett Hedlund, Kristen Stewart, Amy Adams, Tom Sturridge, Alice Braga, Elisabeth Moss, Danny Morgan, Kirsten Dunst. IMDB.