Ninfomaníaca Vol. 1

Antes mesmo de ser anunciado, a ideia de um filme sobre uma ninfomaníaca dirigido pelo pessimista Lars von Trier (Dogville, Melancolia, Dançando no Escuro) já fazia todo o sentido: experimentando uma vida vazia de significado, mas cheia de sexo por todos os lados, a história de Joe (Charlotte Gainsbourg) atravessa todos os períodos da sua vida e aparentemente não há qualquer resquício nela de prazer, paixão ou saudade. Tendo que ser dividido em volumes por causa de sua longa duração, a experiência ainda recebe toques metalinguísticos, pois “Ninfomaníaca, Volume I” é uma experiência tão incompleta e inacabada quanto a sintomática personagem, vivida por Charlotte Gainsbourg de maneira amargurada ao calcular todo o mal que já fez para o mundo.

Por outro lado, o lado mais inesperado do filme é seu humor, e me admirei por estar rindo em um filme desse diretor. Conseguindo equilibrar a narrativa através de episódios bem definidos e tendo como interlocutor um homem culto (Stellan Skarsgård) e dotado de conhecimentos dos mais diversos que permitem que ele faça inúmeras analogias entre sexo e atividades aparentemente sem relação (como pescaria), o roteiro, também assinado por von Trier, pula entre períodos da vida de Joe com extrema facilidade e leveza, tornando a nossa percepção de sua vida menos impactante do que poderíamos esperar.

No entanto, isso são apenas conjecturas de um trabalho ainda a ser apreciado em sua plenitude. Não sabemos se o futuro de Joe nos reserva mais luzes ou trevas. Tudo que sabemos é que ela foi encontrada inerte e machucada no chão duro do inverno. Se haverá ou não primavera, essa é uma surpresa que aguardo ansiosamente.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2016-06-06. Ninfomaníaca Vol. 1. Nymphomaniac: Vol. I (Denmark, 2013). Dirigido por Lars von Trier. Escrito por Lars von Trier. Com Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Stacy Martin, Shia LaBeouf, Christian Slater, Uma Thurman, Sophie Kennedy Clark, Connie Nielsen, Ronja Rissmann. imdb