No Impact Man

Esse é daqueles documentários ecológicos que se baseia no escritor Colin Beavan e sua família, sua esposa compradora compulsória Michelle Conlin e sua pequena e inocente filha. Os três passarão um ano cuidando de suas vidas sem tentar causar qualquer impacto ambiental no meio de Nova Iorque. Primeiramente, devo perguntar: o que seria um impacto ambiental para uma família dessas, e por quê?

Aliás, acho que o filme é que deveria fazer essa pergunta em primeiro lugar, já que ele se deixa levar pelas ambições de Colin e seu senso comum do que seria causar algum dano à natureza, como consumir carne, usar eletricidade e papel higiênico. É um ato de protesto, sem dúvida, mas a questão maior é como esse protesto poderia impactar em nossas decisões do dia-a-dia se não há conhecimento o suficiente para embasá-lo?

É muito fácil para Colin dizer que, para o leigo, a única coisa que ele precisa fazer para se juntar a essa causa é não consumir qualquer produto que ele não conheça seu produtor e/ou seus métodos de produção. Isso torna tudo muito mais romântico do que prático, e o homem que não causa impacto na natureza produz um filme que não causa impacto nenhum na natureza de nosso consumismo compulsivo.

Boa parte da culpa vem das decisões dos diretores Laura Gabbert e Justin Schein, que se entregam ao roteiro escrito por marido e esposa sem questionar qual é a grande história por trás desse maluco que quer voltar a viver como 100 anos atrás senão… esse cara é maluco. O próprio documentário assume em diversos momentos a insanidade do projeto e talvez do protagonista, o que não ajuda em nada para sua mensagem.

Mesmo assim, em tempos de poluição e de catástrofes anunciadas, qualquer mensagem de esperança, qualquer sinal de como podemos melhorar nosso consumismo desenfreado, sempre será boa notícia. Por isso No Impact Man pode servir de ao menos uma breve reflexão sobre o que estamos fazendo nesse exato momento que pode estar impactando negativamente a nossa estadia nesse planeta.

★★★☆☆ Wanderley Caloni, 2014-04-27 imdb