O Balconista

Primeiro longa do diretor Kevin Smith, O Balconista não poderia deixar de ter algo a mais dos outros filmes que o trouxesse para os holofotes. No entanto, quase 20 anos depois, ele permanece como um dos filmes esquecidos que não merece ser revisitado.

Trazendo uma fotografia preto e branca sem qualquer motivo aparente, o filme gira em torno de Dante Hicks (Brian O’Halloran), que trabalha de balconista em uma pequena loja de conveniência logo do lado de uma pequena locadora de vídeos, cujo balconista é seu amigo. Dividido em diversas partes com títulos (também sem motivo aparente) somos apresentados a diferentes diálogos que retratam a vida e os pequenos detalhes de sua rotina com um ar cômico, ácido e auto-referencial. Fala-se sobre Star Wars, mulheres, drogas e o cotidiano. Acontecimentos inusitados acontecem, o que não parece mudar muito a rotina daquelas pessoas.

O que é impressionante mesmo é que o filme tenha uma continuação. Dá pra acreditar?

★★★☆☆ Wanderley Caloni, 2013-10-20. O Balconista. Clerks (USA, 1994). Dirigido por Kevin Smith. Escrito por Kevin Smith. Com Brian O'Halloran, Jeff Anderson, Marilyn Ghigliotti, Lisa Spoonauer, Jason Mewes, Kevin Smith, Scott Mosier, Scott Schiaffo, Al Berkowitz. imdb