O Cliente

Os filmes de Joel Schumacher como Ninguém é Perfeito e esse O Cliente primam por chamar a atenção do espectador para o aspecto humano da trama. Aqui, um garoto e seu irmão caçula presenciam um suicídio e têm que arcar com as consequências desse fato judicialmente. Mas não é só isso. A pedra fundamental da trama é a visão de uma criança e do que ela pode fazer para ajudar o irmão em estado catatônico e a mãe com problemas financeiros, além de um passado conturbado com seu pai alcoólatra. O garoto é vivido com competência ímpar por Bred Renfro com 10 anos, um achado do diretor e que, depois de papéis de pouco destaque, teve um fim trágico morrendo de overdose aos 25.

Girando em torno do garoto Mark orbitam os adultos e seus interesses alheios ao destino de sua família. Um advogado famoso preocupado com sua auto-imagem vivido por um sorridente Tommy Lee Jones e a advogada idealista vivida com vigor por Susan Sarandon.

Há poucas e pontuais manipulações baratas que envolvem, claro, a situação lamentável pelo qual a família passa. De repente a necessidade de ajudar aquelas pessoas aparece na lista de afazeres da advogada de defesa, mas é plenamente justificado pela perseguição de bandidos que buscam silenciar o garoto. Nada que prejudique, mas exalte, o dinamismo e a tensão construídas com tanto esmero no decorrer da narrativa.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2014-01-24. O Cliente. The Client (USA, 1994). Dirigido por Joel Schumacher. Escrito por John Grisham, Akiva Goldsman, Robert Getchell. Com Susan Sarandon, Tommy Lee Jones, Mary-Louise Parker, Anthony LaPaglia, J.T. Walsh, Anthony Edwards, Brad Renfro, Will Patton, Bradley Whitford. imdb