O Espetacular Homem-Aranha

2012/08/04

Talvez o diretor Marc Webb não saiba, mas o fato de estar reiniciando uma franquia que foi admiravelmente “assentada” pelo seu antecessor Sam Raimi não pode ser ignorado, pois ambos bebem da mesma fonte. Pior: é um reinício apenas 10 anos depois, ou seja, a geração que verá “The Amazing” é a mesma que já viu “Spider”. E já tendo visto “Spider”, posso afirmar que o filme de Webb peca por não conseguir se desassociar do seu original por falta de ousadia. O roteiro burocrático vai passeando pelo início do super-herói como quem conta algo que todos nós já sabemos. OK, todos nós já sabemos. Porém, diferente da pessoa ingênua e doce que foi Peter Parker de Tobey Maguire, não conhecemos muito sobre o novo Aranha. E o fato de continuarmos sem conhecê-lo mesmo após ele vestir sua máscara cria uma barreira sentimental. É difícil se empolgar com as aventuras do herói se ele se parece mais com uma aranha pré-fabricada do que um ser humano. E mesmo que o 3D utilizado em seus saltos seja digno de nota — já que faz querer saltar pelas paredes após sair da sala de projeção — ele não é suficiente para impor uma nova alma ao personagem.

Não que o filme seja ruim. Ou talvez fosse até melhor que fosse ruim, já que é necessário um tipo especial de incompetência para tornar um herói tão legal quanto Spider em uma experiência na tela apenas satisfatória. Ou, quem sabe, ainda estou vestindo o antigo uniforme da Aranha Humana (cuja referência está no novo Spider, fria e solitária), ainda estou rindo das antigas piadas que funcionavam pela espontaneidade (e não porque precisavam estar lá), ainda estou torcendo por um herói que não existe mais. Foi substituído. O legado do nerd clássico se foi, junto com a música “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”, deixando no lugar um nerd estiloso, fake, mas dentro dos conceitos da nova década, de jovens que preferem parecer algo do que realmente se preocuparem em viver a aventura da vida.

★★★☆☆ The Amazing Spider-Man. USA, 2012. Direction: Marc Webb. Script: James Vanderbilt. Alvin Sargent. Steve Kloves. James Vanderbilt. Stan Lee. Steve Ditko. Cast: Andrew Garfield. Emma Stone. Rhys Ifans. Denis Leary. Martin Sheen. Sally Field. Irrfan Khan. Campbell Scott. Embeth Davidtz. Edition: Alan Edward Bell. Michael McCusker. Pietro Scalia. Cinematography: John Schwartzman. Soundtrack: James Horner. Runtime: 136. Ratio: 2.35 : 1. Gender: Action. Category: movies

Share on: Facebook | Twitter | Google