O Homem Elefante

Dec 1, 2014

Imagens

Não vi muitos filmes do David Lynch, mas este é de longe o mais “comportado” em narrativa. Tem começo, meio e fim. Possui uma narração gradativa, dando tempo para pensarmos no que exatamente está acontecendo em volta de John Merrick (John Hurt), um homem desfigurado usado como atração de circo e conhecido como O Homem Elefante. Quando conhecemos Merrick ele não tem nome e quase não o vemos, só na imaginação. E ele tem um dono: um sujeito conhecido como Bytes (Freddie Jones), que não se preocupa em tratá-lo como um animal de fato. O próprio filme começa com a visualização dessa fantasia do imaginário popular: o filho de uma mulher e um elefante.

Comovido com a situação, mas ao mesmo tempo interessado no aspecto anatômico do pobre homem o médico Frederick Treves (Anthony Hopkins) resolve resgatá-lo. Para isso ele precisa do aval de todos os membros do London Hospital – onde trabalha – mas há uma dificuldade: Merrick é totalmente incurável. Não há como aliviar sua dor a não ser o tratando com dignidade, algo que é possível apenas ali, em torno de pessoas que compreendem que há um ser humano por trás das deformações de Merrick (será mesmo?). Isso também levanta uma questão ética sobre o que é mais importante: tratar um paciente curável ou reservar este espaço para um homem que sabidamente não conseguirá nada do mundo lá fora?

Esse é um caso real – Joseph Merrick realmente existiu e viveu no século 19. Nessa época as pessoas menos instruídas o enxergavam apenas como um monstro, sendo que constantemente durante o filme somos levados a crer que é exatamente o contrário. Merrick aos poucos se revela um ser humano sensível e agradável. Lynch vai tirando as camadas de estranheza daquele ser um a um. Começamos apenas imaginando o “monstro”, depois o vemos, depois o falar, depois o conversar e, finalmente, o se relacionar/pensar/sentir. De um “ser bestial” a um ser humano basta outros seres humanos o aceitarem como igual. Infelizmente no mundo real nem é preciso ter uma cabeça gigantesca para ser tratado como uma aberração.

Wanderley Caloni, 2014-12-01. O Homem Elefante. The Elephant Man (USA, 1980). Dirigido por David Lynch. Escrito por Christopher De Vore, Eric Bergren, David Lynch, Frederick Treves, Ashley Montagu. Com Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Gielgud, Wendy Hiller, Freddie Jones, Michael Elphick, Hannah Gordon, Helen Ryan. IMDB.