O Outro Lado da Esperanca

2017/11/06

O Outro Lado da Esperança é o cinema filandês mostrando mais uma vez como é bizarro. E aqui o humor é bizarro. A ideia é contar uma história sobre imigração, mas o resultado é limpinho demais, formatado demais, para que seja apenas isso. Vemos paredes e cenários comportados e personagens com diálogos surreais. Um vendedor se separa de sua mulher alcóolatra para abrir um restaurante, que sempre dá certo porque as pessoas bebem quando estão mal… e quando estão bem. Enquanto isso, Khaled, um imigrante dessas zonas de conflito, tem seu cabelo arrancado e seus direitos também. Sua presença de espírito é uma das melhores coisas do filme, que navega em incongruências engraçadas tentando encontrar sua própria razão de existir.

E aparentemente não encontra. O Outro Lado da Esperança brinca com um coisa séria como a imigração fazendo pouco caso das autoridades do seu país (o que faz todo sentido). Khaled resolve seguir o processo oficial da Finlândia e acaba recebendo a inútil (e mentirosa) informação que a zona de onde fugiu nem é tão perigosa assim. Ao mesmo tempo um vendedor de camisetas aposta tudo que tem em uma partida de pôquer ilegal. E todos adoram saber quais cartas vão ser abertas no pôquer…

Algumas esquisitices do diretor/roteirista Aki Kaurismäki passam despercebidas, mas a maioria começa a cantar em uníssono durante o filme. Este não é um filme que é fácil de entender tudo que está sendo sugerindo. Mas ele parece ser um tipo de filme simples que se vê na sessão da tarde. Paradoxal como pode ser, o importante é que coisas acontecem, e elas nunca param. O Outro Lado da Esperança ousa sonhar que geralmente as coisas acontecem para melhor.

★★★☆☆ Toivon tuolla puolen. Finland, 2017. Direction: Aki Kaurismäki. Script: Aki Kaurismäki. Cast: Ville Virtanen (Oikeussalin viranomainen). Dome Karukoski (Huligaani bussipysäkillä). Kati Outinen (Vaatekaupan omistaja). Tommi Korpela (Melartin). Sakari Kuosmanen (Wikström). Sherwan Haji (Khaled). Niroz Haji (Miriam). Tommi Eronen (Huligaani bussipysäkillä). Mirja Oksanen (Oikeussalin viranomainen). Edition: Samu Heikkilä. Cinematography: Timo Salminen. Runtime: 100. Ratio: 1.85 : 1. Gender: Comedy. Category: movies Tags: cabine

Share on: Facebook | Twitter | Google