O Pequeno Príncipe

Chegou um momento em O Pequeno Príncipe, “remake” do livro homônimo e os filmes que fizeram sobre ele, em que eu não me conformei com a perfeição narrativa, estética e temática do filme. Queria porque queria encontrar pelo menos um errinho, uma falta de ritmo, um diálogo mais ou menos. Nada. Foi tudo em vão.

O Pequeno Príncipe filme é uma obra-prima não apenas em ser fiel ao conteúdo original, mas em atualizá-lo e expandi-lo, usando para isso uma abordagem completamente cinematográfica, se aproveitando do AUDIO e do VISUAL para trazer sua mensagem no formato que a Sétima Arte entende, e não uma simples adaptação ipsis literis do livro de Saint-Exupéry.

Dessa forma, usar a história de uma menina que é forçada a ter uma rotina adulta por sua solitária mãe para conseguir uma vaga em uma disputada escola, não é nada mais do que projetar a essência de O Pequeno Príncipe – e, portanto, invisível – em torno de uma nova heroína, essa mais ativa, dona de seu destino, que tem por objetivo resgatar seu Pequeno Príncipe interno, essa criança disposta a viver para sempre em sua mente.

Da mesma forma, o velhinho aviador é não só uma figura carismática por representar o caos naquela realidade obsessivamente calculada e ordenada, mas também por representar a essência do próprio Saint-Exupéry (que era um aviador). Aliás, os novos personagens do filme são tão simbólicos quanto no livro original, e é por isso que nenhum deles tem nome. É a menina, o aviador, a mãe…

Recriando a história original através da imaginação da menina, que se disfarça de papel tridimensional e é um exemplo único e maravilhoso de stop motion (dentro de um filme feito por computador), os dois mundos se convergem tematicamente, e visualmente mantém a distância necessária pelo tempo necessário. Nada é por acaso em O Pequeno Príncipe, e tudo que é maravilhoso parece existir quase que por acaso. É a mágica da alma de criança em um filme com um tema adulto o suficiente para inspirar crianças (internas ou externas) de qualquer idade.

★★★★★ Wanderley Caloni, 2015-08-29. O Pequeno Príncipe. The Little Prince (France, 2015). Dirigido por Mark Osborne. Escrito por Irena Brignull, Bob Persichetti, Antoine de Saint-Exupéry. Com Rachel McAdams, Paul Rudd, James Franco, Benicio Del Toro, Marion Cotillard, Paul Giamatti, Jeff Bridges, Mackenzie Foy, Vincent Cassel. imdb