O Peso da Culpa

Primeiro longa de Lars-Gunnar Lotz e seu trabalho de graduação, O Peso da Culpa gira em torno de Benjamin (Edin Hasanovic), um jovem delinquente que ao ser preso é transferido para um programa de sociabilização organizado por Niklas (Marc Benjamin Puch) e sua mulher Eva (Julia Brendler). Eva recentemente foi vítima de um assalto onde foi gravemente ferida. O grande plot do filme é que seu agressor foi justamente Benjamin, e essa descoberta feita por ele e como ele deve lidar com isso durante sua evolução como um rapaz menos agressivo e mais sociável é o conflito central que toma conta durante um certo tempo de nossa respiração.

É preciso destacar a atuação de Edin Hasanovic como um ponto fora da curva, que consegue trazer esse sentimento de impotência ante a culpa, por não saber mesmo o que fazer, mesmo estando arrependido até a alma. Já o tratamento dado à história por Lars-Gunnar passa longe do impacto capaz de causar, ficando sempre à margem de pequenos acontecimentos que nunca recriam os sentimentos de Benjamin no ambiente. A situação apenas piora quando seu relacionamento com uma das internas passa a ter um papel maior do que deveria na história, atestando a falta de foco da narrativa.

Com uma fotografia corretamente sóbria, cujas cores parecem nunca aparecer por completo, O Peso da Culpa carrega a estigma de ter uma bela história para contar desperdiçada pela falta de ambição de sua direção. Esperamos que Lars-Gunnar tenha mais ousadia da próxima vez.

★★★☆☆ Wanderley Caloni, 2012-10-28. O Peso da Culpa. Schuld sind immer die Anderen (Germany, 2012). Dirigido por Lars-Gunnar Lotz. Escrito por Anna Prassler. Com Edin Hasanovic, Julia Brendler, Marc Benjamin Puch, Pit Bukowski, Natalia Rudziewicz, Alexander Becht, Attila Borlan, Hassan Chahrour, Benjamin Erdmann. imdb