Os Mercenários 2

Sep 3, 2012

Imagens

Mercenários 2 já começa sua história querendo arrebentar o maior número de muros, cabeças e corpos humanos por centímetro cinematográfico quadrado. O som das armas parece verdadeiro, ou melhor: parece surreal. Não há nada pode deter o maior arrebatamento de heróis de ação de um passado já distante, mas que é aqui comemorado de uma maneira perigosamente indulgente.

A história começa com um resgate genérico de um bilionário asiático, mas se transforma assim que o agente Churh (Bruce Willis) faz uma ligação para Barney Ross (Stallone) para um acerto de contas em troca da segurança de uma pequena caixa que contém o mapa de uma mina de toneladas de plutônio que, se cair nas mãos erradas, pode acabar explodindo com o mundo centenas de vezes (como se fosse necessário plutônio para explodir pessoas pelos ares).

O que vimos é uma sucessão de mais do mesmo de Mercenários, só que melhor orquestrado. Há sequências de ação realmente eficientes, como a introdutória. É uma pena que se torna algo blasé justamente quando o filme resolve homenagear aqueles ícones com sequências onde pequenos mitos guerreiam e lutam juntos. De qualquer forma, fica o gostinho de assistir novamente aos clássicos onde essa galera fazia o que havia de melhor e com o bônus de um roteiro melhor qualificado (algumas vezes).

Podem falar o que quiser do novo filme do Stallone, mas não podem negar o óbvio: a aposta de juntar o maior número possível de peças de musel de filmes de ação de décadas passadas parece estar ganha. Quer dizer, pelo menos até Mercenários 3.

Wanderley Caloni, 2012-09-03. Os Mercenários 2. The Expendables 2 (USA, 2012). Dirigido por Simon West. Escrito por Richard Wenk, Sylvester Stallone, Ken Kaufman, David Agosto, Richard Wenk, Dave Callaham. Com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Terry Crews. IMDB.