Os Miseráveis

Feb 7, 2013

Imagens

Baseado em uma peça musical (que é baseado no clássico literário de Vitor Hugo), a história de Os Miseráveis se passa na França pós-revolução e gira em torno de Jean Valjean (Hugh Jackman), um ex-prisioneiro que foi condenado por ter roubado um pão e que cumpriu pena por 19 anos. Os destinos de diversos personagens se encontram com Valjean, inclusive Javert (Russell Crowe), o inspetor que cuidava das galés onde realizava trabalhos forçados, e Fantine (Anne Hathaway), mãe da pequena Cosette (Amanda Seyfried crescida) e que faz de tudo para sustentar a filha, inclusive chegando a se prostituir.

Com praticamente todos os diálogos cantados, não há números de dança, mas uma trama que mantém o estilo de opereta. O cenário é completamente secundário e a grandiosidade dos horizontes existe apenas para que vejamos a miséria do povo francês alastrada até onde não se consegue ver (um horizonte de papelão no teatro serviria bem). Hugh Jackman está intenso e compenetrado, e o elenco acessório acompanha seu inabalável ritmo. Só que não há ritmo na direção, e nunca sabemos o porquê estamos vendo uma sequência inteira a respeito, por exemplo, de um amor não correspondido. Tudo que NÃO contribui para mover a história parece ter o dobro da duração.

No entanto, mesmo assim há surpresas pontuais que revigoram a história, mas que não necessariamente são conduzidos com a grandiosidade com que foram concebidos originalmente. A batalha entre os jovens revolucionários e os soldados, forte apenas pelo seu simbolismo, perde a mão na indecisão de Tom Hooper, que consegue a proeza de suavizá-la (e até mesmo banalizá-la) mesmo com a morte de uma criança.

Se não é o elenco empenhando em resgatar o filme do desastre de direção, o estrago com certeza seria irreparável.

Wanderley Caloni, 2013-02-07. Os Miseráveis. Les Misérables (USA, 2012). Dirigido por Tom Hooper. Escrito por William Nicholson, Alain Boublil, Claude-Michel Schönberg, Herbert Kretzmer, Alain Boublil, Claude-Michel Schönberg, Victor Hugo. Com Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter, Eddie Redmayne, Aaron Tveit, Samantha Barks. IMDB.