Passe Livre

Wanderley Caloni, March 22, 2011

Seguindo o exemplo de Rango, temos mais um filme com referências sutis que funcionam a maior parte do tempo. Com uma fotografia saudosista, de um granulado quase apático, e trilhas selecionadas a dedo (e não são muitas, já que apenas são inseridas em momentos pontuais), o novo trabalho dos irmãos Farrely (Quem Vai Ficar com Mary; Eu, Eu Mesmo e Irene) se posiciona acima da média das comédias românticas exatamente pela narrativa contida que evita o besteirol já cansativo na maioria das obras do gênero.

E aqui, mais uma vez seguindo essa tendência de mudança nas relações sociais (vide Amor Sem Escalas, e o mais recente Sexo Sem Compromisso), temos uma situação inusitada entre dois casais que irá desenvolver um raciocínio muito similar ao de “Sideways: Entre Umas e Outras”: a oportunidade de uma aventura amorosa fora do casamento não é exatamente a idealizada pela nossa imaginação.

Como já havia dito, a decisão foi não inserir música em demasiado, o que, se tratando de uma comédia leve, ainda é uma decisão corajosa. No lugar, temos referências inteligentes e que não agridem nosso intelecto, como o uso do toque impagável da série secular Law & Order (e derivados) para estipular a passagem do tempo, como se estivéssemos presenciando um processo em andamento, ou até mesmo o uso parcial da trilha em que Mia Wallace e Vincent Vega se encontram pela primeira vez em Pulp Fiction, evocando um clima romântico (ainda que velado).

Por fim, confesso que fiquei extremamente satisfeito pela forma sóbria que os conflitos são resolvidos, e mesmo que isso implique em alguns personagens alterados psicologicamente, suas ações em nada diminuem o tom controlado e a direção compulsiva da dupla Farrely, sempre apostando em planos que otimizem o impacto das piadas, ou que economizem o número de cortes, quando não os dois (quando, por exemplo, dois policiais abordam Fred em um ato ilícito).

Imagens e créditos no IMDB.
Passe Livre ● Passe Livre. Hall Pass (USA, 2011). Dirigido por Bobby Farrelly, Peter Farrelly. Escrito por Pete Jones, Peter Farrelly, Kevin Barnett, Bobby Farrelly, Pete Jones. Com Owen Wilson, Jason Sudeikis, Jenna Fischer, Christina Applegate, Nicky Whelan, Richard Jenkins, Stephen Merchant, Larry Joe Campbell, Bruce Thomas. ● Nota: 4/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-03-22. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?