Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

Mais um da série “filmes fofos para ver com a família”, Peixe Grande explora o conceito da Verdade (que não existe sem uma versão) com um argumento dos mais sensacionais: o que distingue os fatos dos “causos” contados por nossos pais, tios, avós? Um causo é uma série de fatos contada com emoção?

Como sempre o diretor Tim Burton tem uma história para adaptar que eleva esse conceito ao absurdo: as histórias fabulosas que seu filho, agora repórter, teve que ouvir durante sua infância de seu pai são tão inverossímeis que o distanciaram de quem seu pai realmente era? Ou a mente humana não vive sem o seu filtro criativo que torna tudo mais interessante ou até impute significado onde antes não havia?

Toda história precisa ser contada através de uma versão. No Cinema isso é verdade inclusive nos documentários. Por que na vida deveria ser diferente?

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2013-12-30. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas. Big Fish (USA, 2003). Dirigido por Tim Burton. Escrito por Daniel Wallace, John August. Com Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Jessica Lange, Helena Bonham Carter, Alison Lohman, Robert Guillaume, Marion Cotillard, Matthew McGrory. imdb