Pistoleiro Sem Destino

Peter Fonda atuou em dezenas de filmes e dirigiu três. Homem sem destino é o primeiro deles, em que ele também atua. É um retrato honesto de um pedacinho do velho oeste, mas mostrado de maneira romantizada e uma inesquecível trilha sonora.

A história é simples: três homens são amigos, pescam juntos. Um decide voltar para sua mulher depois de a ter abandonado por sete anos. Os outros dois decidem ir até a costa conhecer o mar. Acontecimentos inesperados, porém, levam dois desses homens para o lar de um deles. Sua ex-mulher aceita ambos como mão-de-obra, e uma vez abandonada, essa possibilidade assombra ambos.

As transições entre as cenas e durante elas é o lado técnico mais curioso da direção de Fonda, que usa cenas justapostas quando os dois amigos andam de cavalo, ou até em uma conversa no final da tarde. É um exemplo que filmes de faroeste não precisam de muita história e nem todos eles são sanguinários ou com muita ação e pouca reflexão.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2015-01-21. Pistoleiro Sem Destino. The Hired Hand (USA, 1971). Dirigido por Peter Fonda. Escrito por Alan Sharp. Com Peter Fonda, Warren Oates, Verna Bloom, Robert Pratt, Severn Darden, Rita Rogers, Ann Doran, Ted Markland, Owen Orr. imdb