Presente de Grego

May 2, 2014

Imagens

Curioso como Rachel McAdams em Uma Manhã Gloriosa é a mulher “trabalhadeira” moderna e esse não é o grande tema deste filme de 2010. Quer dizer, não tanto um tema central e impactante quanto Diane Keaton 27 anos atrás em Presente de Grego. Neste filme de Charles Shyer (O Pai da Noiva) a executiva de sucesso precisa escolher entre dar atenção a suas contas milionárias da empresa onde trabalha ou a um bebê que “herdou” de primos distantes. É a dicotomia “mulher no trabalho” surgindo naquela época com todos os clichês da criança fofinha em um ambiente sério de senhores engravatados.

Obviamente esse ambiente não existe mais, e um filme que trate o tema de forma tão descarada soe datado. Porém, não é o caso de jogá-lo fora. Há uma ótima história aqui que entoa um eco significativo nas mais diferentes casas onde vive um casal — ambos trabalham — que costuma discutir como será a vida a três, ou se ter um filho é um caminho viável nos dias de hoje.

A primeira metade da história é intensa, se passa em Nova Iorque, e tem como pano de fundo a rotina extasiante de Keaton tentando ser mãe e profissional de destaque. A segunda metade faz uma quebra de ritmo que prejudica um pouco o resultado final, mas que tem todo o sentido, já que agora a vida é no campo e com outras prioridades (como fazer papinha de neném). No entanto, estamos falando da mesma pessoa, e é isso que faz o núcleo da narrativa ser tão coeso e tão primoroso em seus detalhes. Embora não seja tão engraçado quando tente, o humor de situação é mais filosófico do que a maioria das comédias despretensiosas de hoje em dia.

Será que não temos mais tantos conflitos existencialistas como antes, quando tentar ser algo de valor para para si envolvia passar por cima de valores seculares de uma sociedade patriarcal e ultrapassada em tantos sentidos?

Wanderley Caloni, 2014-05-02. Presente de Grego. Baby Boom (USA, 1987). Dirigido por Charles Shyer. Escrito por Nancy Meyers, Charles Shyer. Com Diane Keaton, Sam Shepard, Harold Ramis, Kristina Kennedy, Michelle Kennedy, Sam Wanamaker, James Spader, Pat Hingle, Britt Leach. IMDB.