Primavera Verão Outono Inverno e Primavera

Wanderley Caloni, December 20, 2010

O filme de Kim Ki-Duk antes de Casa Vazia e antes de Fôlego demonstram que o diretor já esbanjava uma qualidade indiscutível: sua capacidade de narrar história simples com eventos surreais de forma a prender a atenção do espectador.

E qual a forma escolhida para fazer isso?

Primeiramente, o ritmo. Nunca com pressa, mas sempre sem perder o timing, em “Primavera,…” somos apresentados à dupla principal de uma maneira quase contemplativa na primeira parte do longa (que é dividido em cinco partes, como é possível deduzir pelo título). No entanto, a identificação com esses personagens será vital para atravessarmos praticamente o resto de suas vidas em pulos de anos à frente, de maneira que não percamos o senso de continuidade, mesmo com tanto tempo sendo atravessado.

Para isso, o diretor também se aproveita dos elementos comuns da história: a casa flutuante e toda a disposição dos “móveis” internos (o templo de oração e as camas, que possuem ocupantes distintos no verão e no outono), os portões do lago (que têm outra função importante: fazem o papel de cortinas que anunciam uma nova parte da história), o próprio barco que vem e vai (e esse fluxo é vital para que esse ritmo faça parte constante da narrativa).

Imagens e créditos no IMDB.
Primavera Verão Outono Inverno e Primavera ● Primavera Verão Outono Inverno e Primavera. Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom (South Korea, 2003). Dirigido por Ki-duk Kim. Escrito por Ki-duk Kim. Com Yeong-su Oh, Ki-duk Kim, Young-min Kim, Jae-kyeong Seo, Yeo-jin Ha, Jong-ho Kim, Jung-young Kim, Dae-han Ji, Min Choi. ● Nota: 4/5. Categoria: movies. Publicado em 2010-12-20. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?