Prometheus

Jun 19, 2012

Imagens

Como fã convicto da série Alien, desde seu Oitavo Passageiro ao controverso A Ressurreição, tenho autoridade não apenas como estudioso de Cinema mas como fã estudioso de considerar o novo trabalho de Ridley Scott como uma involução não apenas da série, mas do gênero de ficção científica/terror como um todo.

A história de Prometheus gira em torno da expedição realizada pela nave homônima a um planeta-satélite que possivelmente poderia conter pistas sobre a origem do ser humano. Quando a dupla de cientistas Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) deduzem a partir de “pistas” supostamente deixadas em escritas em cavernas de diversos povos antigos, isso desperta no trilhardário Peter Weyland (Guy Pearce) o desejo de investir em um contato único com seres que possivelmente criaram a raça humana, ou a partir da evolução ela acabou sendo criada. No fundo, não importa, pois estamos falando tanto de uma visão Criacionista quanto Evolucionista.

Porém, o que se segue a essa interessante premissa são explicações cada vez menos plausíveis sobre as novas descobertas e o que está ocorrendo. Eventualmente a ficha cai, e não somos mais levados (se é que em algum momento fomos) a nos interessar por aquele novo mundo nem pelos humanos exploradores, e consequentemente nem pelo seus destinos. Não há muito apelo intelectual em uma obra que deveria justamente explorar o desafio mental de uma descoberta tão impactante para a história humana. Quando não há interesse pela história, não importa o quão tensa ela pareça ser em alguns momentos (e eles existem): todo o esforço por tornar o filme interessante cai por água abaixo.

Esse estado de estagnação é o que domina boa parte seu desfecho, onde acompanhamos consternados mais pelo aumento do volume da trilha sonora e frequência dos cortes do que algo que de fato nos surpreenda. Tudo acaba ocorrendo da mesma forma que imaginada. Não há descoberta. Não há desafio. Não tememos pelo destino dos personagens. O que resta é uma límpida fotografia de um planetinha desinteressante e seus seres idem. Até deus seria uma explicação mais rica e interessante da nossa origem.

Wanderley Caloni, 2012-06-19. Prometheus. Prometheus (USA, 2012). Dirigido por Ridley Scott. Escrito por Jon Spaihts, Damon Lindelof, Dan O'Bannon, Ronald Shusett. Com Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Logan Marshall-Green, Sean Harris, Rafe Spall, Emun Elliott. IMDB.