Quando a realidade encontra South Park

Nov 18, 2016

South Park é uma série que homenageia o pior em nós mesmos. A série criada pela dupla Trey Parker e Matt Stone a partir de personagens recortados em 2D é um retrato fiel da estupidez humana. Porém, nem os criadores conseguiram prever tão longe. E quando enxergamos o mundo de hoje lembramos da célebre frase de Einstein: “duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana”. Sábio como era, porém, o famoso físico possuía algumas dúvidas a respeito do universo não ter fim.

A série South Park nessa temporada estava, como de costume, brincando com as eleições americanas, onde concorrem mais uma vez os nomes fictícios (mas facilmente deduzíveis) Sanduíche de Merda (Hillary) e o Imenso Retardado (Trump). Em seus últimos episódios ele narra a vitória de Trump, travestido como o professor Garrison, um xenofóbico machista e todos os nomes que a esquerda gosta de usar (e o cúmulo da ironia, ele é gay).

Não imagino que os criadores estavam realmente contando com a vitória do republicano, e possivelmente iriam fazer alguma reviravolta no final do episódio colocando o Sanduíche de Merda… quer dizer, a Hillary, de volta ao poder (como na vida real provavelmente seria). Porém, a revolta contra o stablishment norte-americano e mundial trouxe a revolta e o desinteresse da população para as urnas, onde cabe qualquer opinião que estiver disponível nas ruas e ganhe um coro coletivo cada vez maior. É o caso agora em que a crise econômica desanima um povo que espera(va) demais de seus governantes, contrariando sua própria carta magna.

No entanto, agora a série terá um momento espetacular nos próximos quatro anos, onde possivelmente manterão Garrinson como presidente dos EUA (ou enquanto ele se manter lá). A vida real, aparentemente, faz algumas dobras no espaço-tempo e acaba encontrando uma realidade alternativa ainda mais maluca: a que sai das famigeradas mentes criadoras de um cartoon politicamente incorreto.

Wanderley Caloni, 2016-11-18. Quando a realidade encontra South Park.