Quebrando o Tabu

Wanderley Caloni, June 23, 2011

Existem filmes que não são apenas interessantes de se assistir como mais uma manifestação de arte. Os documentários, por natureza, quase sempre tentam nos envolver em algum tipo de realidade que, por muitas vezes não fazer parte da nossa, é preciso ser escancarada e dissecada da maneira como os idealizadores do projeto acreditam ser importante.

É pegando carona na opinião de figuras eminentes de nossa época, e o próprio testemunho dessas pessoas que estavam erradas em seus conceitos sobre o tráfico de drogas e que, conforme observamos hoje em dia, a declarada “Guerra às Drogas” não tem surtido efeito nos últimos 40 anos. É preciso fazer algo, e esse documentário abre nossas portas de percepção para que pensemos a respeito.

Abaixo minhas observações iniciais.

  • Destaca-se nessa experiência uma produção de estilo, com a própria descrição dos relatos e a ilustração por casos comuns que acontecem aos usuários de drogas sendo feita com animações artísticas que evocam a própria experiência com as drogas, evidenciada pelo o uso de cores e formatos exaltados.

  • Ao mesmo tempo, tenta ser abrangente ao máximo, evidenciando a experiência dos outros países no problema das drogas pela voz das pessoas envolvidas em todos os âmbitos, dos líderes dessas nações até o usuario final, passando pelos criminosos e a força policial envolvida no processo de combate generalizado da cadeia mercadológica.

  • Fernando Henrique é visto conversando praticamente com todas essas pessoas, o que ao mesmo tempo que serve de testemunho ao seu engajamento no assunto aos poucos estampa em sua testa o rótulo de, se não especialista, o representante no Brasil por essa causa.

Imagens e créditos no IMDB.
Quebrando o Tabu ● Quebrando o Tabu. Quebrando o Tabu (UK, 2011). Dirigido por Fernando Grostein Andrade, Cosmo Feilding-Mellen. Escrito por Fernando Grostein Andrade, Thomaz Souto Correa, Rodrigo de Oliveira, Cosmo Feilding-Mellen, Carolina Kotscho, Bruno R. Modolo, Ricardo Setti, Ilona Szabo. Com Fran Boyd Andrews, Brenda Blom, Fernando Henrique Cardoso, Jimmy Carter, Jorge Castañeda, Bill Clinton, Paulo Coelho, Richard Dannatt, Ruth Dreifuss. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-06-23. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?