RoboCop O Policial do Futuro

Sep 27, 2013

Imagens

RoboCop, de Paul Verhoeven, foi um marco dos anos 80 e fixação dos jovens amantes da Sessão da Tarde nos anos 90. A violência exacerbada chocava, mas tinha seu propósito: fixar sua mensagem sobre poder, corrupção e justiça; esses objetivos, diga-se de passagem, cabiam como uma luva nas consequências funestas dos seus personagens. Até o próprio RoboCop, que começa como o policial Alex J. Murphy (Peter Weller, o Marcus de Star Trek — Além da Escuridão), recebe sua dose de realidade em uma chuva de balas culminando com um tiro em sua cabeça, cabeça essa cujo mistério póstumo é o grande tema a respeito da humanidade dos cidadãos de Detroit, uma cidade corrompida do seu topo à base.

Não é à toa que uma das subtramas é a reconstrução da cidade, que se chamará Delta City e empregará um milhão de trabalhadores. O jogo de influências por trás desse investimento ainda infelizmente é a realidade de um mundo pós-crise que parece enxergar que a melhor forma de se reerguer das besteiras que se fez no passado é reinvestir o que não se tem, algo muitas vezes defendido por uma população que, assim como RoboCop, parece ter se tornado propriedade do Estado para seu bel prazer. E se os milhões investidos poderiam beneficiar seus cidadãos, irão beneficiar muito mais os que estão no poder manipulando suas marionetes (os policiais, os subalternos da justiça) enquanto contam seus pontos no jogo do poder.

Inspirando grandes filmes como a trilogia Batman de Christopher Nolan e as duas Tropa de Elite de José Padilha, RoboCop é mais um filme de revelação do que de esperança. Enquanto torcemos pelo personagem principal, que perdeu não apenas sua vida, mas sua humanidade, vamos aos poucos entendendo que, assim como Darth Vader de George Lucas, o “Policial do Futuro” apenas obedece ordens, e que por uma ironia sem tamanho, acaba por buscar a justiça para aqueles mesmos que o construíram. Infelizmente, na vida real os culpados pela impunidade não são tão facilmente detectáveis por um programa de computador.

Wanderley Caloni, 2013-09-27. RoboCop O Policial do Futuro. RoboCop (USA, 1987). Dirigido por Paul Verhoeven. Escrito por Edward Neumeier, Michael Miner. Com Peter Weller, Nancy Allen, Dan O'Herlihy, Ronny Cox, Kurtwood Smith, Miguel Ferrer, Robert DoQui, Ray Wise, Felton Perry. IMDB.