Roubo nas Alturas
Wanderley Caloni, 2017-01-21

Este é um filhote dos filmes que criticam os ricaços de Wall Street que fraudaram seus clientes. Juntando em um bolo só, aqui os clientes são também funcionários de um prédio chique em Nova Iorque onde o ricaço é o cliente. Há um quê de retorno aos anos 80, com Eddie Murphy fazendo um ladrão pé-de-chinelo e um plot previsível entediante. O que salva é o elenco competente, com piadas engraçadas o suficiente para tornar a experiência passável.

A história, que não vem ao caso, envolve a lealdade dos competentes funcionários, sempre dispostos a ajudar seus clientes e a si próprios, e a falta de escrúpulos dos investidores de Wall Street em fraudar o suado dinheiro de trabalhadores acumularam por toda sua vida. A saída para o impasse de como fazer bandidos como esses pagarem não é pela justiça comprada, mas na mesma moeda. A introdução é eficiente em apresentar a maneira profissional e ao mesmo tempo cordial do personagem de Ben Stiller, que está bem como sempre fazendo o bom-caráter Ben Stiller.

Assim é que se reúne uma galerinha muito legal que de alguma forma vai roubar um suposto cofre na cobertura onde fica o ricaço. Eles já trabalharam no prédio e sabem como invadi-lo, o que já demonstra que não são tão competentes assim. O filme evita se aprofundar nos detalhes, pois tudo é muito vago e apenas motivo de piada. Não há tensão alguma do começo ao fim. Cada nova revelação pode ser prevista pelo espectador alguns bons minutos atrás, já que não há muita variação dos clichês do gênero.

Uma turminha de atores simpáticos, Eddie Murphy provavelmente em um dos seus melhores papéis em sua década perdida, um plot previsível e uma crítica vazia ao mundo das finanças pós-2008. Faça pipoca e observe o tempo passar.

★★☆☆☆ Tower Heist. USA. 2011. Direção: Brett Ratner. Roteiro: Adam Cooper, Bill Collage, Ted Griffin, Jeff Nathanson. Elenco: Ben Stiller (Josh Kovaks), Eddie Murphy (Slide), Casey Affleck (Charlie), Alan Alda (Arthur Shaw), Matthew Broderick (Mr. Fitzhugh), Stephen Henderson (Lester), Judd Hirsch (Mr. Simon), Téa Leoni (Special Agent Claire Denham), Michael Peña (Enrique Dev'Reaux). Edição: Mark Helfrich. Fotografia: Dante Spinotti. Trilha Sonora: Christophe Beck. Duração: 104. Aspecto: 2.35 : 1. Action. #netflix #dublado