Samantha!

Jul 13, 2018

O plano-sequência inicial de “Samantha!”, série da Netflix produzida no Brasil, irá revelar uma miríade de sentimentos e mensagens conflitantes sobre o que significavam os anos 80. Incluindo a figura de uma caixa de cigarros em um programa infantil protagonizado por uma garota mimada, uma criança erotizada na TV brasileira. Até agora, nada de novo. Só que piora.

Avançamos no tempo e o que temos no lugar é a Samantha adulta (Emanuelle Araújo, que fez Gretchen no elogiado “Bingo: O Rei das Manhãs”), uma dançarina magrinha e gostosa que performa exatamente a mesma música sei lá quantas décadas à frente. E o cigarrinho continua.

Daí surge uma história envolvendo um ex-presidiário que é pai do casal de filhos de Samantha, que atualmente beira o ostracismo e que tenta voltar aos holofotes usando para isso a figura do seu ex e possivelmente a morte do seu parceiro eterno: o cigarrinho.

Também surge o formato TV Brasileira na série, que consegue transformar o piloto, nas mãos do diretor Luis Pinheiro, de um roteiro capenga para um episódio perdidaço no espaço-tempo. Não dá nem mais pra saber sobre o que se trata a série assistindo a seus primeiros intermináveis 40 minutos. É uma história sobre a nostalgia da época? Da mudança dos costumes? É uma novela em sete episódios? Haverá comédia no final do túnel, ou são só essas piadas sem graça mesmo? E por quê, por quê, meu deus, essa trilha sonora comprada em um CD de banca de jornal?

Felipe Braga, que dirige o primeiro episódio, é o criador da série e ainda produtor executivo, talvez seja o principal culpado por colocar uma gostosa aleatória nas telonas da Netflix protagonizando a miscelânea de erros da TV brasileira em suas últimas quatro décadas. Mas prefiro culpar a Netflix por essa bobagem. Eles já estão acostumados em apostar em canoas furadas.

Imagens e créditos no IMDB.
Wanderley Caloni, 2018-07-13. Série criada por Felipe Braga. Com Emanuelle Araújo, Cauã Gonçalves, Sabrina Nonata e um monte de artista que você pensou que já tinha morrido.