Science of Star Wars - Primeira Temporada, Episódio 1
Wanderley Caloni, 2017-03-05

Este documentário dividido em três episódios, cada um com mais ou menos uma hora, é uma desculpa indesculpável para falar sobre Star Wars aliado às evoluções atuais da tecnologia. É um caça-níqueis declarado em seu formato, já que Star Wars nunca foi uma ficção científica, e se formos analisar os exemplos que vemos no filme sobre robôs (o primeiro episódio) em nada é possível fazer uma referência, exceto a montagem do próprio filme.

De certa forma é interessante ver as últimas inovações em robôtica, mas não intercaladas com brincadeiras de C3-PO, o robô engraçadinho da série. As próprias falas de George Lucas no meio do episódio, soando profético e, como sempre, se colocando como a mente criativa por trás de tudo, é gratuito e sem sentido.

A direção de Pierre de Lespinois, tratando o roteiro de Peter Crabbe, está praticamente no automático. Ninguém precisa justificar uma série dessas: ela se vende sozinha. E não é pela qualidade, mas pela imensidão de fãs da saga.

★★☆☆☆ Science of Star Wars. USA. 2005. Direção: Pierre de Lespinois. Roteiro: Peter Crabbe. Elenco: Anthony Daniels (C-3PO / ...), Dominic Frisby (Himself), Xing Hong Shi (Himself). Edição: Andrew Balis, Edward Bishop, Brian Gonosey, David W. Hagar, Shursen Parsad. Fotografia: James O'Keeffe. Trilha Sonora: Dean Grinsfelder. Documentary. #netflix