Selkirk el verdadero Robinson Crusoe

Wanderley Caloni, February 15, 2012

Impressionante essa animação argentina sobre o livro de Robinson Crusoé que, salvo alguns momentos difíceis tecnicamente, possui efeitos e direção dignos de outras produções mas conhecidas, como Wallace e Gromit (que também estreia recentemente com um filme de piratas).

Porém, melhor que os efeitos é a história, que além de seguir fielmente o espírito do livro não apela para piadas fora de contexto tão comuns em filmes “infantis”, além de não tentar suavizar por demasiado temas potencialmente impactantes, como morte (incluindo suicídio) e motim.

É notória que a melhor sequência do longa fica por conta do momento em que Selkirk é abandonado na ilha e deve se virar com o que tem para sobreviver, inclusive com moedas de ouro, que para ele, isolado da sociedade, possuem outra função e valor (diga-se de passagem muito mais importante por ser mais essencial). Com ares de lição de moral, às vezes se confundindo com moral religiosa, Selkirk diverte de maneira moderada, mas possui o grande trunfo do aprendizado por exemplo, ainda que idealizado.

Imagens e créditos no IMDB.
Selkirk el verdadero Robinson Crusoe ● Selkirk el verdadero Robinson Crusoe. Selkirk, el verdadero Robinson Crusoe (Uruguay, 2012). Dirigido por Walter Tournier. Escrito por Enrique Cortés, Mario Jacob, Walter Tournier. Com Omar Aranda, Marcelo Armand, Diego Brizzi, Mariano Chiesa, Ariel Cister, Gustavo Dardés, Mario De Candia, Leandro Dugatkin, Pablo Gondolfo. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2012-02-15. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?