Separados pelo Casamento

Jan 13, 2014

Imagens

Uma grata surpresa essa comédia com Vince Vaughn e Jennifer Aniston, de 2006, que só agora tive a oportunidade de ver. Na verdade, sou obrigado a retirar o termo “comédia” deste comentário, já que o desenvolvimento dado pelo diretor Peyton Reed (Sim, Senhor) e pelos dois roteiristas iniciantes Jeremy Garelick e Jay Lavender me leva a crer que esse é quase um drama humanista e crítico em torno da hoje fadada ao fracasso instituição do casamento.

O mais curioso, porém, é notar através do filme que casamento e fracasso já estavam de mãos dadas desde seus tempos mais primórdios. Pelo menos em uma sociedade machista que obriga a mulher a se despersonalizar e fazer tudo pelo marido, ganhando com isso um merecido chute na bunda por não ter mais atrativos para ele do que ser um conjunto de eletrodomésticos ultrapassado.

Mais do que isso, é o final surpreendentemente maduro para um filme comercial. Faz refletir, assim como todas as brigas e diálogos entre o casal principal.

Wanderley Caloni, 2014-01-13. Separados pelo Casamento. The Break-Up (USA, 2006). Dirigido por Peyton Reed. Escrito por Jeremy Garelick, Jay Lavender, Vince Vaughn, Jeremy Garelick, Jay Lavender. Com Vince Vaughn, Jennifer Aniston, Joey Lauren Adams, Cole Hauser, Jon Favreau, Jason Bateman, Judy Davis, Justin Long, Ivan Sergei. IMDB.