Será Que?

Uma comédia romântica de um diretor canadense com cheiro de humor britânico. A parte do humor britânico, obviamente, é o que torna tudo mais engraçado. Já chega de assistir àquelas ComRons que tentam blindar o amor contra piadas. Faça-me o favor: esses produtores ganham milhões em cima da reinvenção clichê de um sentimento falso responsável por distorcer boa parte da mente desses zumbis consumidores carentes.

Aqui a dupla Daniel Radcliffe (da série Harry Potter, caso você tenha vivido em uma caverna na última década) e Zoe Kazan (do ótimo Ruby Sparks: A Namorada Perfeita) fazem um ótimo trabalho em diálogos e atuações que torna o tema do amor entre pessoas comprometidas algo leve e bem-humorado. A profissão e paixão da personagem de Zoe ainda colabora imensamente com uma direção de arte que usa e abusa das animações, mas em sua maioria funciona como mágica.

O relacionamento deles passa, sim, por todos os clichês que conhecemos do gênero, mas não irrita, pois seus personagens mantém o pé no chão e é possível acompanhar sua evolução sem forçar a barra. Enfim, uma comédia leve, bem-humorada (humor britânico, lembra?) e que não ofense seu senso da realidade.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2015-02-14. Será Que?. What If (Ireland, 2013). Dirigido por Michael Dowse. Escrito por Elan Mastai, T.J. Dawe, Michael Rinaldi. Com Daniel Radcliffe, Zoe Kazan, Megan Park, Adam Driver, Mackenzie Davis, Rafe Spall, Lucius Hoyos, Jemima Rooper, Tommie-Amber Pirie. imdb