Sherlock - Quarta Temporada, Episódio 1: The Six Thatchers
Wanderley Caloni, 2017-04-16

Sempre um prazer assistir a um novo episódio da série Sherlock, que atualizou o personagem e o gênero de investigação criminal através de um roteiro, direção e edição que insistem em correr além do espectador, jogando migalhas de pistas para que imploremos por mais. Aqui a história volta para os tempos atuais, e há uma certa mesmice, mas que é explorada com uma certa elegância e que contém em seu terceiro ato uma notícia bombástica e ao mesmo tempo covarde, pois coloca os dois companheiros, Sherlock e Watson, de volta a um formato formulaico, embora apaixonante.

A história apresenta novas formas de demonstrar como a mente do poderoso detetive funciona, e faz diferentes montagens com gadgets, elucubrações mentais, além de forçar os personagens de Benedict Cumberbatch e Martin Freeman além de suas atuais situações. O mesmo não funciona para o irmão mais velho de Sherlock, ou até mesmo para a senhoria dos dois.

No entanto, este exemplar é claramente superior a tudo que se faz em torno de séries do gênero, e por isso merece ser, assim como a série inteira, degustada sem pudor.

★★★★☆ The Six Thatchers. 2017. Direção: Rachel Talalay. Roteiro: Mark Gatiss, Arthur Conan Doyle, Steven Moffat. Elenco: Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes), Martin Freeman (Dr. John Watson), Una Stubbs (Mrs. Hudson), Rupert Graves (DI Lestrade), Mark Gatiss (Mycroft Holmes), Louise Brealey (Molly Hooper), Amanda Abbington (Mary Watson), Lindsay Duncan (Lady Smallwood), Simon Kunz (Sir Edwin). Edição: William Oswald. Fotografia: Stuart Biddlecombe. Trilha Sonora: David Arnold, Michael Price. Duração: 88. Crime. #netflix