Silk

Jan 18, 2014

Imagens

Esse drama-romance se passa no século 19, onde viajar pelo mundo não era agradável, nem rápido, nem seguro. A forma com são retratadas as longas viagens que o protagonista (Michael Pitt) faz em busca de ovos do bicho-da-seda pela África e, principalmente, pelo Japão, são o ponto forte da trama.

No entanto, o romance proibido com uma oriental faz a experiência definhar em parábolas intermináveis sobre a relação com a esposa e suas frustradas tentativas de terem um filho. É Keyra Knightley quem faz a esposa, onde sua beleza facial e estrutura corpórea, acredito, faça jus à rima de sua rival do outro lado do mundo, vivido pela igualmente bela Sei Ashina.

A lentidão com que as mudanças do longa vão ocorrendo, além de sua trilha sonora batida e repetitiva, desafia nossa paciência. Uma beleza de cenários belamente fotografados, é verdade, mas em torno de uma narrativa enfadonha e vazia de significados.

Wanderley Caloni, 2014-01-18. Silk. Silk (Canada, 2007). Dirigido por François Girard. Escrito por Alessandro Baricco, François Girard, Michael Golding. Com Sei Ashina, Michael Pitt, Tony Vogel, Toni Bertorelli, Keira Knightley, Kenneth Welsh, Martha Burns, Alfred Molina, Michael Golding. IMDB.