Some Velvet Morning

Este filme independente de baixo orçamento comprova como o catálogo da Netflix reserva algumas ótimas surpresas onde menos se espera. Protagonizado por atores secundários, este trabalho do diretor e roteirista Neil LaBute parece extremamente amador quase todo o tempo. Exceto pela reviravolta que o espera.

E se formos analisar pelo lado amador do filme, é difícil de se deixar levar. Ele se arrasta naquele formato de poucos personagens presos em apenas um cenário, diálogos que dificilmente fazem algum sentido em personagens que parecem mal desenvolvidos. É capaz que você pare de assistir quase no minuto final, mesmo que impactado pelo que aqueles dois politicamente incorretos amantes irão realizar, mesmo que eles não prometam nada. Porém, eu rogo: mantenha-se firme até os créditos finais e reavalie o que acabou de ver.

Stanley Tucci e Alice Eve estão exatamente onde deveriam estar para esse projeto. São duas boas escolhas para um filme minimalista. O aspecto teatral não os intimida, e nem o diretor, que concebe movimentos de câmera trêmulos, alguns cortes mais ou menos rápidos (do editor Joel Plotch) e um cenário que aparenta teatro e usa cores simples para uma mulher envolvida em um escândalo familiar e que se move lentamente ao ritmo de seu algoz cliente.

O figurino dos dois não poderia ser mais apropriado. O vermelho da semi-jovem Velvet demonstra que ela é o foco das atenções em sua casa, lavada de cores leves e sutis. Seu vestido curto leva a crer uma forma casual de trabalhar, ao mesmo tempo que é prática. Já as vestes do genioso e irritante Fred, além de formais demais para a ocasião, carecem de charme, e são vestidos por uma pessoa surpreendentemente inferior a quem está falando, e que mesmo assim reconhece o poder que exerce sobre ela.

Há alguns bons momentos antes da reviravolta, mas nada que justifique assistir a esse filme. Portanto, irei rogar mais uma vez: assista até o final. Há poucos filmes com esse tipo de surpresa. Talvez você já descubra antes e possa curtir por mais tempo. Se não for o caso, talvez se surpreenda ao assistir de novo com outros olhos. De qualquer forma: vá até o final.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2016-11-17 imdb