Somm
Wanderley Caloni, 2016-12-04

Somm é um documentário no sentido mais didático da palavra, mas que consegue através de sua narrativa quase sempre fluida entregar um pouco de tensão nos preparativos de um trio de degustadores de vinhos que se preparam há anos para tirar o certificado mais cobiçado e exclusivo do planeta. E, de quebra, você irá aprender uma coisa ou outra interessante sobre o mundo do vinho.

É necessário tomar cuidado com documentários que mexem com commodities assim como documentários que falam de ecologia e mundo sustentável. Ambos podem estar infectados com ideologias ou marketing puro. Felizmente, no caso de Somm o formato é mais biográfico, e acompanhamos a rotina exaustiva de três rapazes que ambicionam o título máximo entre os sommeliers, as pessoas que conhecem muito sobre vinhos e costumam trabalhar como especialistas em restaurantes chiques para auxiliar seus clientes.

O diretor e roteirista Jason Wise (trocadilhos com seu próprio nome e “wine”? (vinho)) entrega um filme que une depoimentos com o que eles representam visualmente, o que por si só já consegue ser melhor que a maioria dos documentários. Quando alguém comenta sobre determinado aspecto do vinho, somos logo levados a um lugar distante, em uma viníciola, ou adega ou restaurante, onde vemos de fato o que está sendo falado. Até o momento do teste em que eles precisam passar, embora não possa ser filmado, é narrado e pós-apresentado com uma tensão agradável de acompanhar.

Somm é um filme fácil de assistir, com diversas informações do mundo do vinho, e que potencialmente não tem muito de marketing escondido. Parece um caminho seguro para aprender mais sobre a bebida dos deuses.

★★★☆☆ Somm. USA. 2012. Direção: Jason Wise. Roteiro: Jason Wise. Elenco: Bo Barrett (Himself), Shayn Bjornholm (Himself), Dave Cauble (Himself), Ian Cauble (Himself), Andrea Cecci (Himself), Fred Dame (Himself), Elizabeth Dowty (Herself), Whitney Fisher (Herself), Jay Fletcher (Himself). Edição: Bryan Carr, Jackson Myers, Jason Wise. Fotografia: Jackson Myers. Trilha Sonora: Brian Carmody. Duração: 94. Documentary. #netflix