Son of a Gun

Apr 27, 2015

Imagens

Esse é um filme meio abandonado pelas distribuidoras nacionais e ainda não estreou por aqui, mesmo tendo um ator conhecido no elenco (o escocês Ewan McGregor). E por falar em estreia, depois de dirigir seis curta-metragens, o diretor Julius Avery comanda este longa que era para ser um super-filme de ação e drama sobre um garoto que acaba preso junto de um famoso criminoso que o ajuda a sair ileso de sua estadia na cadeia por seis meses, pedindo em troca que ele mexa os pauzinhos do lado de fora para realizar uma fuga nada crível, ainda mais se considerarmos que ele estava em um presídio de segurança máxima.

Usando o xadrez como um gancho para que o impiedoso Brendan (McGregor) meio que adote o jovem JR (Brenton Thwaites) e o escale para seu próximo golpe, mesmo sabendo (ele e nós) que o garoto parece completamente novato no crime organizado, o filme não é nada modesto em seu roteiro, passando da fuga já citada para o roubo de nada menos do que barras de ouro no valor de 4,5 milhões de dólares. Ainda ingênuo na criação de seus personagens, mesmo que a relação de confiança da gangue seja um fiapo, Brendan confia todas as barras nas mãos de seu comparsa, ainda que momentos depois tenha feito um discurso como não se pode confiar nas mulheres.

Ah, sim, mulheres. O jovem JR, como de praxe, é o galã que se apaixona por uma prostituta russa e é isso que acende a desconfiança de Brendan (não à toa). Ainda assim, o filme investe em mais situações amadorísticas, mais cenas de ação difíceis de acreditar, e diálogos mais rasos ainda. Ainda assim, fica na média, não estragando a experiência o suficiente para se tornar ruim, mesmo com a “reviravolta” capenga que insiste em usar o batidíssimo flashback para explicar como tudo foi feito. Sério, mesmo?

De qualquer forma, McGregor está bem, o garoto é monossilábico, mas empático, e a garota é só mais uma garota. Há tiros, uma perseguição convincente, efeitos sonoros das armas bem arquitetados (ainda que estejam em desarmonia com os diálogos, que parecem muito baixo perto dos sons do filme). É um filme de ação que quase faz você dormir. Ou seja, não espere adrenalina escorrendo da tela.

Wanderley Caloni, 2015-04-27. Son of a Gun. Son of a Gun (Australia, 2014). Dirigido por Julius Avery. Escrito por Julius Avery, John Collee. Com Ewan McGregor, Brendan Kerkvliet, Brenton Thwaites, Alicia Vikander, Geoff Kelso, Jacek Koman, Matt Nable, Peter Neaves, Tom Budge. IMDB.