Star Wars Episódio III A Vingança dos Sith

Wanderley Caloni, June 12, 2011

A impressão que temos ao assistir o último capítulo da nova saga criada por George Lucas é que este preparou os dois filmes iniciais tão somente para ter a chance de produzir este terceiro, tamanho o peso narrativo que o diferencia dos seus iguais.

Aqui, toda a angústia e tristeza do universo Star Wars são representados por uma fotografia mais escura e uma trilha sonora que transita cada vez mais pelos acordes do Império, e se pelo menos nisso somos obrigados a notar certa coerência desde A Ameaça Fantasma, o mesmo não ocorre no resto dos elementos cinematográficos, que juntos, participam na narrativa de uma forma completamente coesa e sofisticada.

Note, por exemplo, como a perturbação da Força é “sentida” nos primeiros minutos em Anakin (Christensen, mais maduro) e em sua lógica, antes apenas irreverente, mas agora facilmente percebível como deturpada pelo desespero gerado por seus pesadelos. E a força de sua transformação reside principalmente na escolha de um motivo humano para levá-lo para o lado obscuro de seus poderes. Afinal de contas, quem não arriscaria se enveredar por um mundo, mesmo que aterrorizante, para conseguir salvar um ente querido?

Apostando em movimentos de câmera mais intensos, mesmo em simples diálogos, como o momento em que Anakin descobre algo revelador sobre o Chanceler Palpatine, demonstra ao mesmo tempo o clima de urgência do Conselho Jedi (e da própria República), e o do próprio Skywalker.

Com uma conclusão que infelizmente exclui o público mais infantil, ao escancarar a própria materialização do mal, o diretor decide por uma aceleração dos eventos, mas mesmo assim não perde as rédeas de sua narrativa, que consegue fechar todas as pontas de maneira primordial.

E se, por fim, a maioria do filme prever o final não-feliz é uma atitude corajosa, a decisão de colocar o destino dos filhos de Anakin em foco nas últimas cenas é admirável, pois consegue sucintamente anunciar a vinda de uma nova trilogia que, aí sim, elevará Star Wars na categoria das melhores histórias de aventura espacial já contada de todos os tempos.

Imagens e créditos no IMDB.
Star Wars Episódio III A Vingança dos Sith ● Star Wars Episódio III A Vingança dos Sith. Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith (USA, 2005). Dirigido por George Lucas. Escrito por George Lucas. Com Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Ian McDiarmid, Samuel L. Jackson, Jimmy Smits, Frank Oz, Anthony Daniels, Christopher Lee. ● Nota: 4/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-06-12. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?