Team America Detonando o Mundo

Assistir a “Team America” é como rever os velhos clichês de filmes de equipes de salvamento do mundo (onde o pior exemplo possível é “G.I. Joe - A Origem de Cobra”). As duas diferenças: protagonizados por marionetes e realizado pelos criadores de South Park. O que impressiona no projeto é como os enquadramentos, mudanças de foco e até a movimentação dos “atores” segue uma lógica batidíssima, mas é ao mesmo tempo tecnicamente primoroso e eficaz para a narrativa.

Isso também quer dizer que os diálogos terão aquele tom mais humorístico e despojado de South Park, o que prejudica a história em alguns poucos momentos onde identificamos piadas recicladas do show humorístico protagonizado por desenhos recortados. Porém, diferente deste, o filme não tenta empurrar os limites do razoável para discutir alguma questão social preferindo se manter no campo seguro do humor requentado.

Mesmo assim ficam meus pontos positivos acerca de três cenas icônicas, o que já vai além do que se espera de um filme de ação genérico: a armadilha de tubarões, o vômito descontrolado e a “prova de comprometimento”. O que as une é justamente a subversão dos clichês cada vez menos ineficazes na indústria americana.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2014-03-19. Team America Detonando o Mundo. Team America: World Police (USA, 2004). Dirigido por Trey Parker. Escrito por Trey Parker, Matt Stone, Pam Brady. Com Trey Parker, Matt Stone, Kristen Miller, Masasa Moyo, Daran Norris, Phil Hendrie, Maurice LaMarche, Chelsea Marguerite, Jeremy Shada. imdb