Tempestade

Oct 21, 2016

Imagens

Este é um filme leve, com uma história simples e e fácil de digerir. Há algum simbolismo por trás do enredo, mas a falta de força dessas pessoas em tomar as rédeas de suas vidas é deprimente. É a típica história de “não somos donos do nosso destino” com uma pitada do ataque ao dinheiro. Uma conversa velha reciclada em um filme tão bem feito quanto descartável, já que não tem nada a dizer.

O centro da história é Dom, que é um pescador do alto mar e fã de festas. Divorciado, ele eventualmente encontra os filhos adolescentes, que moram em sua casa e em seu coração (provavelmente o clima festeiro contribui mais para isso do que o fato dele ser pai de ambos).

Tanto que Dom perde as rédeas de sua vida a partir do momento que ele é necessário como pai. Arrependido por desistir tão fácil do ofício para proteger o que mais ama na vida – pescar – ele entra nas aguas turbulentas de conseguir seu próprio negocio e assim o desequilíbrio eminente naquela família acontece.

O filme dirigido por Samuel Collardey consegue manter nossa atenção centrada na jornada em terra firme de Dom do começo ao fim, mas não graças à história. Muito mais deve ser creditado ao ator Dominique Leborne, que nos submete a um olhar naturalista de um quarentão prestes a sucumbir à realidade da vida.

Como parte de sua influência como pai (nos poucos momentos em que esteve presente) é assim que também agem seus filhos: desistem na primeira demonstração de dificuldade (“vou morar com a mãe, aqui está frio demais”). E mesmo quando alguém da família tenta impor sua decisão corajosa, como a filha mais velha, é logo desencorajada pela voz mais velha, que parece ser um bom pai, mas mascara seu desejo egoísta de viver no mar.

Wanderley Caloni, 2016-10-21. Tempestade. Tempête (France, 2015). Dirigido por Samuel Collardey. Escrito por Samuel Collardey, Catherine Paillé. Com Dominique Leborne (Dom), Matteo Leborne (Matteo), Mailys Leborne (Mailys), Vincent Bessonnet (Vincent), Claude-Estelle Guitter (La gynécologue), Patrick d'Assumçao (Le patron de Dom), Sandra Richard (Enquêtrice sociale), Chantal Leborne (La mère de Dom), Carole Perineau (La vendeuse). IMDB.