Terra Selvagem

2017/10/27

Taylor Sheridan, roteirista de A Qualquer Custo, estreia na direção com outro conteúdo sócio-político relevante. Aqui há um pouquinho a mais de discurso politicamente correto, e um quê de moralista. Mas nada disso atrapalha a atuação de Jeremy Renner, uma de suas melhores. Olhe como Renner incorpora totalmente o caçador de predadores Cory Lambert. E Coby Lambert merecerá ser um nome de personagem digno de ser lembrado no futuro.

Este é um filme sisudo que constrói sua atmosfera com uma trilha sonora lindíssima que lembra cantos indígenas. Estamos em Wyoming, em uma região desértica de gelo, e onde as leis não recebem o mesmo suporte que nas grandes cidades. O aspecto de velho oeste gelado fica sempre no ar, conforme vamos percebendo que aquelas pessoas estão isoladas de tudo e de todos.

Quando a filha do melhor amigo de Cory Lambert é encontrada morta no gelo, com traços de estupro e descalça, Cory se lembra da morte da própria filha, nunca explicada, mas que deixa uma marca em seu coração que o transforma em um homem separado e isolado do mundo dos brancos americanos. Seu único respeito reside nos nativo-americanos da região. Ele sabe que a vida é injusta e dura para esses que perderam suas raízes e são tratados quase como animais.

A beleza das sequências na neve é de tirar o fôlego, mas há diálogos que possuem esse mesmo poder. O melhor deles provavelmente está na casa de Cory, conversando com a novata do FBI. E nada supera as duas sequências climáticas quando temos um flashback que referencia (de leve) O Silêncio dos Inocentes (apesar da agente do FBI não ser nem de longe Clarice Starling) e um momento tão tenso quanto o impressionante melhor episódio da série Breaking Bad em sua Quinta Temporada, embora não tão catártico quanto Ozymandias.

Terra Selvagem nos leva a um drama intimista que adota aspectos universais em seus melhores momentos. Mas tudo isso só funciona graçar a Jeremy Renner e sua encarnação sem ressalvas do seu personagem icônico, Cory Lambert.

★★★★☆ Wind River. UK, 2017. Direction: Taylor Sheridan. Script: Taylor Sheridan. Cast: Kelsey Asbille (Natalie). Jeremy Renner (Cory Lambert). Julia Jones (Wilma). Teo Briones (Casey). Apesanahkwat (Dan Crowheart). Graham Greene (Ben). Elizabeth Olsen (Jane Banner). Tantoo Cardinal (Alice Crowheart). Eric Lange (Dr. Whitehurst). Edition: Gary Roach. Cinematography: Ben Richardson. Soundtrack: Nick Cave. Warren Ellis. Runtime: 107. Ratio: 2.35 : 1. Gender: Crime. Release: 2 November 2017. Category: movies Tags: cabine

Share on: Facebook | Twitter | Google