Tetro

Wanderley Caloni, December 10, 2010

O aspecto teatral do longa já é exibido em sua introdução, numa espécie de pôster suspenso, além do próprio P&B, evocando seu tom artístico e expressivo ao contar a história da família Tetrocini. A introdução é mais do que efetiva, pois em parcas quatro cenas já sabemos tudo que precisamos saber para aos poucos ir desvendando a relação passada da família do ponto de vista dos irmãos.

Enquadramento efetivos, em que não é ncessário fazer o corte excessivo entre personagens dialogados. O P&B é límpido, dando a impressão de vazio, ao mesmo tempo de imensidão. Os acidentes são marca registrada da família, em que uma das mães morre em um acidente de carro e a outra fica em coma. Quando Benni reencontra o irmão, ele está com a perna engessada, e o próprio Benni ainda irá sofrer um acidente de carro.

O último trabalho de Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão) conclui sempre com uma música leve e contemplativa, e é mais uma vez seu tom teatral que transforma Tetro em uma conquista pelos diálogos e pelo artístico; nunca pelo seu universo ou personagens.

Imagens e créditos no IMDB.
Tetro ● Tetro. Tetro (USA, 2009). Dirigido por Francis Ford Coppola. Escrito por Mauricio Kartun, Francis Ford Coppola. Com Vincent Gallo, Alden Ehrenreich, Maribel Verdú, Silvia Pérez, Rodrigo De la Serna, Erica Rivas, Mike Amigorena, Lucas Di Conza, Adriana Mastrángelo. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2010-12-10. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?