The Unbelievers

Nov 30, 2014

Imagens

Richard Dawkins e Lawrence Krauss são tratados como pop-stars durante suas inúmeras viagens ao redor do mundo em conferências científicas. Ambos são cientistas, mas, acima de tudo, possuem uma facilidade de comunicação com o público que permite que este receba informações dos últimos avanços científicos no formato que pessoas leigas entendam. No entanto, mais do que isso, ambos levantam a “bandeira ateia”, um movimento anti-religião que na última década tem feito com que muitas pessoas se declarassem descrentes de qualquer mitologia ainda existente no mundo moderno, incluindo a existência de Deus.

No entanto, o documentário de Gus Holwerda parece ter muito pouco mais do que isso. Acompanhamos ambos os cientistas viajando pelo mundo de avião, trem, táxi, metrô. Cada um desses eventos, seja uma aparição na mídia ou uma palestra, é mostrado por Holwerda como um recorte que envolve uma ou duas perguntas respondidas e uma despedida. Para religiosos, o filme nem chega a ser ofensivo, pois é um fiasco de ideias que mal atingem a superfície. Para ateus cinéfilos, deveria ser motivo de vergonha que o conjunto de tantas palestras, encontros e entrevistas com esses dois mestres do discurso seja resumido de maneira tão banal.

No final, acabamos conhecendo tão pouco o ramo de pesquisa de ambos os cientistas quanto quem eles são na comunidade e a história de cada um. Os “Unbelievers” do título pode estar se referindo a todos os ateus que estão saindo do armário, mas sequer eles são olhados mais de perto. Para os que são apaixonados pelo conhecimento um show de desinformação, mesmo que estrelado por pessoas articuladas como Dawkins e Krauss, continua sendo um show de desinformação.

Wanderley Caloni, 2014-11-30. The Unbelievers. The Unbelievers (USA, 2013). Dirigido por Gus Holwerda. Escrito por Gus Holwerda, Luke Holwerda, Lawrence Krauss. Com Ayaan Hirsi Ali, Woody Allen, Richard Dawkins, Daniel C. Dennett, Cameron Diaz, Ricky Gervais, Sam Harris, Stephen Hawking, Werner Herzog. IMDB.