Tig Notaro: Happy to Be Here

Jul 1, 2018

Imagens

Eu não sei como era a performance da comediante de standup Tig Notaro antes dela contrair uma doença séria, perder a mãe, terminar seu relacionamento na semana seguinte e desenvolver um câncer. Mas eu sei que graças a esses eventos e à sua coragem e dedicação ao humor, o show que ela fez neste momento de sua vida pode figurar tranquilamente na lista dos mais poderosos, inesquecíveis e memoráveis da história da humanidade.

Isso porque ela simplesmente entrega no humor a leveza que todos precisam para seguir a vida adiante, e por estar de fato na situação sendo abordada na forma de comédia ela desconstrói o drama e em seu lugar entrega algo muito mais poderoso: nossa capacidade de rir das piores adversidades e seguir adiante.

O documentário da Netflix é inédito e merece uma visita, mesmo que na maior parte do tempo seja um mero relato da vida de uma pessoa, que não se torna mais especial por tentar ter um filho em barriga de aluguel. Mas por algum motivo os documentaristas acharam tão relevante a figura de Tig, sua persona, sua forma de reagir a cada novo momento de sua nova vida, que se formos assistir a esse filme no embalo, ele se torna um programa honesto e dotado de coração.

E, claro, boas risadas.

Wanderley Caloni, 2018-07-01. Idem. EUA, 2018. Documentário dirigido e escrito pela comediante de standup Tig Notaro. Com Indigo Girls, Tig Notaro, Amy Ray. IMDB.