Toda Forma de Amor

Um filme que retrata um solteirão em busca do amor após o falecimento do pai, que se assumiu gay aos 70 anos após a morte da esposa. O elo entre esses dois seres é um cachorro deixado de herança que se comunica por pensamento.

É difícil se envolver em uma história que utiliza tantos elementos fajutos tentando soar diferente e modernão. Assim como Minhas Mães e Meu Pai, o fato de abordar temas polêmicos da nossa época não significa que o filme mereça créditos a mais apenas por isso. A necessidade de se auto-afirmar não reside apenas nesse fato, mas também em sua construção de tempos paralelos, onde vemos a relação com o pai (passado) refletir em seu relacionamento amoroso (presente). Mas não há aqui o reflexo que o título Beginners sugere, pois não vemos o pai indeciso ou desconfortável com seu novo relacionamento (diferente de seu filho). Se essa era a tentativa da direção e roteiro de Mike Mills, ela ficou no meio do caminho.

★★★☆☆ Wanderley Caloni, 2013-12-22. Toda Forma de Amor. Beginners (USA, 2010). Dirigido por Mike Mills. Escrito por Mike Mills. Com Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent, Goran Visnjic, Kai Lennox, Mary Page Keller, Keegan Boos, China Shavers, Melissa Tang. imdb