Tropa de Elite 2 O Inimigo Agora É Outro

Os trailers da continuação da história do morro do ponto de vista do Cap. Nascimento deixam bem visível, inclusive no seu subtítulo, que iremos acompanhar uma nova guinada na explicação do sistema, algo um pouco mais acima da hierarquia: vai entrar no mundo da política. Isso pode dar a impressão que a história ficaria mais monótona e com pouca ação. Talvez dê até a impressão que não será possível fazer os belos quadros que vimos no primeiro, que junta todos os pontos da narrativa de maneira tão eficaz. Ledo engano: essa continuação fica ainda mais densa e com uma história ainda mais perversa e criativa, nos dando a oportunidade de ir mais além na história do morro, imaginando como seria se o BOPE realmente detonasse os traficantes.

Os cortes entre a teoria (o professor de história e defensor dos direitos humanos explicando sobre os presídios) e a prática (os prisioneiros invadindo uma facção e matando) também facilita vermos de ambos os lados, ambos pontos de vista. E quando isso se junta com o Gaspar chegando no presídio para negociar com os detentos a coisa toma uma nova dimensão. O diretor economiza nos cortes de maneira eficiente, e quando o Cap. Nascimento vai dar uma bronca no Matias por este ter falado mal do governador e ter sido preso por 30 dias, a câmera está voltada para nós, e é quase diretamente para nós que ele fala. Logo depois, a câmera vira, pois o Matias é que retruca, e vemos a cara do capitão no espelho do banheiro, tudo em uma tomada.

Por fim, mais um ato final de coragem, terminando a narrativa levantando mais uma vez o comando, com a aérea de Brasília, deixando o planalto e a bandeira do Brasil para trás.

★★★★★ Wanderley Caloni, 2010-10-08. Tropa de Elite 2 O Inimigo Agora É Outro. Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (Brazil, 2010). Dirigido por José Padilha. Escrito por Bráulio Mantovani, Bráulio Mantovani, José Padilha, José Padilha, Rodrigo Pimentel. Com Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, Milhem Cortaz, Maria Ribeiro, Seu Jorge, Sandro Rocha, Tainá Müller, André Mattos. imdb