Uma Verdade Inconveniente

Wanderley Caloni, December 6, 2015

Dez anos após esse documentário de Al Gore, temos à disposição um material muito mais rico na série Cosmos. Porém, a diferença é que este filme é também uma espécie de discurso político disfarçado por um político que teve colegas cientistas em sua formação. Qualquer um consegue obter insights sobre a natureza em seu passado, e Al Gore teve a genialidade de inserir momentos sentimentais por todo seu discurso anti-aquecimento.

Porém, a força de vontade de Gore quase é contagiante, e não fosse o apelo extremamente emocional, suas palavras tocariam mais ainda nas pessoas. Cansado de ir em inúmeras palestras em volta do mundo alertando as pessoas, decide fazer este documentário e atingir o maior número de pessoas possível. Deu certo. Ganhador do Oscar, é um dos documentários mais conhecidos atualmente.

Entregando os dados mais indiscutíveis a respeito do aumento de gás carbônico na atmosfera, e relacionando de maneira inequívoca com o aumento da temperatura no planeta, o mais impressionante na primeira metade do filme são os resultados das pesquisas de pessoas dedicadas a buscar a verdade, custe o que ela custar. O aquecimento global com certeza é daqueles ramos da ciência que comprova que apenas a imparcialidade sobrevive ao tempo.

Imagens e créditos no IMDB.
Uma Verdade Inconveniente ● Uma Verdade Inconveniente. An Inconvenient Truth (USA, 2006). Dirigido por Davis Guggenheim. Com Al Gore, Billy West, George Bush, George W. Bush, Ronald Reagan. ● Nota: 4/5. Categoria: movies. Publicado em 2015-12-06. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar ou corrigir?