Uma Vida Iluminada

A princípio promissor em seu formato, onde uma transição extremamente elegante e econômico delineia a vida inteira de Jonathan Safran Foer (Elijah Wood) como um colecionador compulsivo de lembranças de sua convivência com as pessoas, a história dele se enveredando por uma Ucrânia linda e falida em busca das origens de seu avô é dispersa, e não consegue entregar interesse espectador além da mera curiosidade pelo destino e características daqueles personagens tão incompletos e bizarros.

Porém, verdade seja dita: a fotografia é algo de tirar o fôlego, e dá a impressão que o filme nos coloca em determinados cenários apenas para vislumbrarmos o horizonte de um passado que não está mais lá.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2012-07-31. Uma Vida Iluminada. Everything Is Illuminated (USA, 2005). Dirigido por Liev Schreiber. Escrito por Jonathan Safran Foer, Liev Schreiber. Com Eugene Hutz, Elijah Wood, Jonathan Safran Foer, Jana Hrabetova, Stephen Samudovsky, Ljubomir Dezera, Oleksandr Choroshko, Gil Kazimirov, Zuzana Hodkova. imdb