Usagi Drop

2017/07/31

Há algo novelístico e caricato nesse filme que parece ser seu único defeito para uma história doce e sensível sobre paternidade. E quando digo paternidade não me refiro a pais biológicos, mas à relação entre adultos e crianças que estão sob sua guarda. Por ser um filme japonês há vários detalhes culturais, mas ainda assim ele se esforça por ser universal.

Ele conta a história de uma menina de seis anos que morava com o avô do protagonista, possivelmente sua filha. O avô faleceu, estamos em seu funeral, e todo mundo deseja se livrar do fardo que é cuidar de uma criança. Ainda mais uma criança que não é nossa.

Soa irreal para mim ver japoneses se comportando como egoístas, conhecendo sua cultura de respeito ao próximo. Talvez crianças sejam um tabu maior hoje em dia, em uma nação que se constitui cada vez mais por pessoas da terceira idade.

Esta é a versão live-action de um animê que foi criado a partir de um mangá, Bunny Drop. Isso explica o cartunesco. Temos uma menininha adorável que é adorável apenas existindo. O protagonista é o jovem solteiro que a adota, seu sobrinho, e que agora irá viver o que nunca imaginou: ser pai solteiro.

Há algo de doce em Usagi Drop que se mantém em seus personagens, servindo de entretenimento para o espectador, mas nunca se aprofundando mais do que frases de efeito. De qualquer forma, uma história que vale a pena ser contada e acompanhada.

★★★☆☆ Usagi doroppu. Japan, 2011. Direction: SABU. Script: Yumi Unita. Tamio Hayashi. SABU. Cast: Ken'ichi Matsuyama (Daikichi Kawachi). Karina (Yukari Nitani). Mana Ashida (Rin Kaga). Mirei Kiritani (Kazumi Kawachi). Mayu Kitaki (Masako Yoshii). Ruiki Satô (Koki Nitani). Gô Ayano (Kyoichi). Ryô Kimura (Yuichi Suzuki). Atsuko Takahata (Yumiko Sugiyama). Edition: Naoya Bando. Cinematography: Hiro'o Yanagida. Soundtrack: Takashi Mori. Runtime: Japan:114. Ratio: 2.35 : 1. Gender: Comedy. Category: movies Tags: netflix

Share on: Facebook | Twitter | Google