Versos de Um Crime

Sep 10, 2016

Imagens

Depois do ótimo Na Estrada (Walter Salles, 2012), o requisitado personagem da vida real Allen Ginsberg, o poeta americano da geração beat dos anos 50, é encarnado por Daniel Radcliffe (da série Harry Potter), e tem ao seu lado o igualmente ótimo Dane DeHaan (Poder Sem Limites, O Lugar Onde Tudo Termina) e um Michael C. Hall (da série Dexter) curioso, mas um tanto ausente. A história é retratada como um drama novelístico e televisivo, com impecável direção de arte, mas uma narrativa burocrática demais para funcionar com poetas que estavam revolucionando o mundo da literatura.

Aliás, essa noção revolucionária é passada de maneira periférica, assim como quase tudo no filme. Temos uma história arrastada que confia demais na interpretação de personagens que parecem não querer dizer nada a não ser a angústia amorosa que sentem. Toda essa riqueza de conteúdo que esses poetas deveriam supostamente ter é frustrada pelo conteúdo que vemos em tela.

Por outro lado, a beleza dos cenários e a concepção de um drama a partir da figura de Ginsberg, sua mãe enferma e seu relacionamento unilateral com Lucien Carr (DeHaan) tornam a experiência palatável enquanto aguardamos alguma coisa realmente impactante acontecer. Revelando uma falta de interesse notável na história, o diretor John Krokidas se preocupa demais com a beleza estética do vazio, e passagens curiosas como a invasão à biblioteca se tornam meras curiosidades, nunca atingindo o ápice que aparentemente deveriam produzir.

Com tudo isso, Versos de Um Crime parece mais uma história sobre garotos mimados que ainda não descobriram o sentido da vida e tentam constantemente se entregar a experiências para conseguir escrever algo que valesse à pena. Infelizmente, nem isso é possível detectar no filme. Talvez seja melhor ir ler direto na fonte.

Wanderley Caloni, 2016-09-10. Versos de Um Crime. Kill Your Darlings (USA, 2013). Dirigido por John Krokidas. Escrito por Austin Bunn, Austin Bunn, John Krokidas. Com Daniel Radcliffe, Dane DeHaan, Michael C. Hall, Jack Huston, Ben Foster, David Cross, Jennifer Jason Leigh, Elizabeth Olsen, John Cullum. IMDB.