Voltar a Morrer

Mar 4, 2014

Imagens

Roteiros excelentes, ou com ideias excelentes, nem sempre vão dar naquele filme inesquecível. Ou, pelo menos, não esquecível de uma maneira boa. No caso de Voltar a Morrer, de Kenneth Branagh (Frankenstein de Mary Shelley, Hamlet), o uso do visual no seu sentido mais sui generis da palavra termina por transformar um suspense dramático em diversas cenas onde o espectador fica na dúvida se deve rir ou se espantar com os acontecimentos em câmera lenta. No entanto, o conceito de vida após a morte poderia ter virado um plot sensacional, o que de fato é, se racionalizarmos os acontecimentos em torno da história da personagem de Emma Thompson e seu trauma do passado envolvendo o assassinato da esposa de Roman Strauss, um compositor famoso (ou pelo menos que ele gostaria de ser).

No entanto, não há como racionalizar o que vemos na tela sem levar em consideração… o que vemos na tela! E é embaraçoso concluir que as pistas colocadas no meio da história soam risíveis quando desvendadas. Sinto muito, Voltar a Morrer, mas seu tom de narrativa não me fez pular da cadeira senão para rir. Ainda assim, na minha cabeça o filme é bem melhor.

Wanderley Caloni, 2014-03-04. Voltar a Morrer. Dead Again (USA, 1991). Dirigido por Kenneth Branagh. Escrito por Scott Frank. Com Kenneth Branagh, Andy Garcia, Derek Jacobi, Wayne Knight, Hanna Schygulla, Campbell Scott, Emma Thompson, Jo Anderson, Christine Ebersole. IMDB.